Menos de dois meses depois de ter anunciado um acordo com o Dallas Mavericks, o banco espanhol BBVA fechou sua segunda parceria com uma equipe da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA). A instituição financeira assinou contrato com o Houston Rockets.
A aposta em equipes é um complemento da associação do BBVA à liga esportiva. Em setembro do ano passado, o banco havia anunciado um acordo de quatro anos para ser parceiro da NBA no segmento financeiro. O negócio envolveu cerca de US$ 100 milhões.
O BBVA também apoia a liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos (WNBA), e tem contrato com a D-League, disputada por jovens promessas. Com o basquete, tenta ganhar presença no mercado norte-americano, no qual ocupa apenas a 15ª posição entre as instituições financeiras.
Para isso, a adição de equipes ao projeto é tratada pelo BBVA como um passo estratégico. Quando a parceria com o Dallas foi anunciada, em abril deste ano, o banco já havia entabulado conversas com outras cinco franquias.
As principais propriedades que essas parcerias envolvem são bloqueio de segmento e o uso comercial das marcas das equipes. O BBVA não revela o investimento feito para vincular sua imagem aos times.
“Como orgulhosos membros da comunidade de Houston, nós estamos muito felizes por estabelecer essa parceria com os Rockets. É uma organização que divide conosco o fato de ser um forte parceiro da região”, opinou Manolo Sanchez, presidente e diretor-executivo do BBVA.