A Copa América de futebol deste ano, na Argentina, será marcada por estreias. Não apenas de jogadores como Neymar, Ganso e Lucas, que disputarão pela primeira vez uma competição oficial com a seleção brasileira, mas de empresas de material esportivo. Além do domínio da Adidas, o torneio verá uma profusão de novas marcas do segmento.
Entre as 12 seleções que disputarão a Copa América, quatro farão a primeira competição oficial com o atual fornecedor de material esportivo. A lista é formada por Bolívia, Chile, Colômbia e Peru.
A seleção peruana jogará a Copa América com uniformes da Umbro. O acordo com a marca inglesa faz parte de uma expansão da companhia, que também fechou neste ano com o Canadá.
Anteriormente, a Umbro concentrava patrocínios em seleções da Europa. A marca também patrocina Cazaquistão, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Noruega, País de Gales e Suécia.
O Chile também fará sua primeira competição com uma nova fornecedora de material esportivo. A seleção sul-americana trocou a Brooks pela Puma.
As outras marcas novatas são a Walon, que substituirá a Marathon na Bolívia, e a Adidas, nova fornecedora de material esportivo da Colômbia.
Além da Colômbia, a Adidas patrocinará Argentina, México, Paraguai e Venezuela, recorde entre as empresas de material esportivo na Copa América de 2011. A Puma tem dois representantes (Chile e Uruguai), e as outras empresas estamparão apenas uma camisa.
Entre as empresas que patrocinam apenas uma seleção, a Nike estmapará o uniforme do Brasil, a Marathon estará no Equador, a Lotto apoiará a Costa Rica, a Umbro estará na seleção peruana e a Walon vestirá a Bolívia.