Quais são as marcas que patrocinam campeonatos de futebol? A pergunta pode parecer simples, mas uma pesquisa realizada pela agência Kantar na Inglaterra mostrou resultados preocupantes. O levantamento mostrou, por exemplo, que apenas 43% das pessoas de lá sabem que a Barclays apoia a Premier League.
A Barclays é dona da principal cota de aporte ao campeonato, que inclui vínculo com o nome. A marca também aparece no site oficial e na taça do certame nacional. Entre as pessoas que se consideram fãs ávidas por futebol, o percentual de gente que reconhece a empresa como patrocinadora do torneio sobe para 69%.
A situação é igualmente complicada em outras competições da Inglaterra. Apenas 20% dos entrevistados sabiam que a Carling patrocinava a Copa da Liga Inglesa, e o número cai para 15% quando o assunto é o apoio da Npower à segunda divisão nacional.
Quem tem razão para preocupação a partir desses resultados é a Budweiser. A cerveja do grupo AB-Inbev fechou neste mês um patrocínio à FA Cup. O contrato tem validade de três anos, e a empresa desembolsará oito milhões de libras (R$ 20,774 milhões) por temporada.
A Kantar é uma empresa do grupo WPP, e a pesquisa foi realizada com 530 pessoas a pedido da agência de marketing Newspaper.