De modo contrário ao usual no mercado, no qual faltam pesquisas para justificar movimentos tomados pelo marketing de entidades esportivas, o Minas Tênis Clube realizou novo estudo interno para avaliar índices de satisfação e insatisfação de patrocinadores. O trabalho, realizado em abril, mapeou opiniões de parceiros do clube mineiro.
Ao todo, foram entrevistadas as 34 empresas com as quais o Minas possui contrato de patrocínio. Elas foram divididas em duas categorias, “patrocinadores de ponta” e “demais empresas”, e foram questionadas sobre qualidade, pontualidade, cortesia do atendimento, resultados em relação ao que foi planejado e cumprimento do contrato.
Por meio dessa pesquisa, por exemplo, notou-se que 22,6% das empresas entrevistadas classificaram o retorno financeiro obtido por meio do patrocínio como regular ou ruim. Em termos de visibilidade, 15,1% qualificaram a exposição conseguida por meio do Minas como regular ou ruim, entre outros quesitos avaliados.
O estudo, contratado pela gerência de negócios e marketing do clube mineiro, comandada por Marcelo Vido, tem como objetivo identificar eventuais descontentamentos entre parceiros comerciais. Como a pesquisa abrange todo o clube, nem todas as áreas competem a esportes. A maioria, porém, está mesmo ligada ao setor esportivo.
“É uma pesquisa muito importante para nós, feita a cada seis meses por uma empresa independente, para que a gente entenda como nossos patrocinadores estão reagindo em relação ao nosso trabalho”, aponta Vido, gerente de negócios e marketing do Minas. A responsável pela pesquisa é a Idealis Pesquisa & Comunicação.