Desde que a atual diretoria do Guarani assumiu o seu posto, o clube tem tentado se aproximar dos seus torcedores, criando novas comunicações e ações que os coloquem no estádio e no dia-a-dia do clube. A principal plataforma para isso se tornar realidade é o programa de sócio-torcedor, lançado em 2010. Agora, com o mau momento vivido pela a equipe, já se pensa em uma reformulação.
Na época em que foi criado o sócio-torcedor do Guarani, o clube estava na primeira divisão e convivia com as principais equipes do futebol brasileiro. Hoje, a realidade é outra. Mesmo com as atenções voltadas ao retorno do time à Série A, o momento não é dos melhores. Após um bom início na Série B, o clube se encontra na zona de rebaixamento.
Nessa situação, o que a diretoria tem visto é uma irregularidade no número de sócios e de torcedores no estádio. Ou seja, o número de associados flutua mais do que o desejado, assim como a venda de ingressos para as partidas.
A decisão do marketing é tornar a mensalidade do sócio-torcedor mais barata e oferecer mais vantagens, para que o seu cliente tenha mais incentivos para permanecer adimplente. Para isso, a diretoria campineira fez um estudo de comportamento desse sócio para avaliar um projeto que seja mais ao seu agrado.
Esse novo projeto ainda não está concluído. Ele precisará ser finalizado e, depois, passar pela aprovação da presidência. O departamento de marketing, no entanto, hesita em lançá-lo com o time em mau momento, com fé de que a tendência é a equipe voltar a somar mais pontos. A expectativa hoje é de anunciar o novo sócio-torcedor em um mês.
Além da mensalidade mais amena, a ideia é dar ao torcedor mais benefícios, como descontos em loja e melhor acessibilidade ao clube. O Guarani pensa também em separar o plano de sócio comum do sócio-torcedor, já que percebeu que nem sempre o interesse é a frequência no Brinco de Ouro. Por fim, a diretoria também pensa em melhorias nos setores mais nobres de sua arena.