A Olympus patrocina o US Open até 2014, e para ativar esse aporte no Brasil, a empresa contratou o ex-tenista Fernando Meligeni. O seu uso é o início de um maior investimento da marca no esporte, que será um dos três pilares da nova linha do marketing adotada recentemente.
“O novo posicionamento do marketing da Olympus está mais no emocional do que no operacional. Tirar fotos é um ato emocional”. Quem resume é o gerente de marketing da empresa, Cristiano Andrade, que cita o novo slogan da marca: “Viva, Curta, Click”, que casa com a aposta do departamento nas mídias sociais.
A ideia de curtir a vida é o que motivou a empresa a apostar no esporte. “É uma campanha para as pessoas ‘tirarem a bunda da cadeira’ e irem viver. E isso tem tudo a ver com a prática esportiva”, afirmou Andrade, com bom humor.
Os outros dois pilares da empresa estão focados em viagens, objetivo mais óbvio de uma empresa que faz máquinas fotográficas, e animais de estimação. O público com “pets” é uma vertente que cresce para o mercado da Olympus, na “nsia de imagens pelos seus cachorros e gatos.
Com esporte, o primeiro momento do marketing é valorizar o contrato que a marca tem com o US Open. Mas, além de Meligeni, os investimentos da empresa devem chegar a acordos com o skate e a corrida de rua.
“Nosso foco é sempre a experiência de jogo do público, em um estádio, por exemplo. Não nos interessa aquele que acompanha na televisão. Quem quer ficar com uma imagem é aquele que está vivendo a experiência”, afirmou Andrade. O executivo só lamenta que, por enquanto, a marca ficará longe do futebol, por uma questão de limite de verba.
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