Os Jogos Mundiais Militares deste ano, no Rio de Janeiro, fizeram um acordo com a organização da Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro para utilização da estrutura da prova, que será realizada no próximo domingo. No entanto, nem tudo foi positivo na relação entre as duas partes. Por conta do evento internacional, o calendário que havia sido acertado para a corrida de rua teve de ser alterado.
A organização da maratona havia planejado fazer no sábado a Olympikus Family Run, prova que completará o calendário da corrida. Contudo, o poder público do Rio de Janeiro vetou nesta semana o modelo proposto.
A justificativa oficial é que a realização da prova em dois dias atrapalharia o tr”nsito da cidade, que já está comprometido pela estrutura dedicada aos Jogos Mundiais Militares. A prefeitura não disse o porquê de não ter emitido parecer imediato à organização sobre a necessidade de evitar o evento no sábado.
O principal problema é que a extensão do calendário era uma das bandeiras do plano de marketing e da organização da Maratona do Rio de Janeiro. Além de aumentar o tempo para ação dos patrocinadores, a realização da prova no sábado evitaria aglomeração e confusão na largada do evento principal.
A previsão da organização é que a Maratona do Rio de Janeiro tenha 20 mil corredores neste ano. Desse total, oito mil serão da Family Run.