A polêmica envolvendo a News International, subsidiária brit”nica do grupo de mídia News Corporation, afetou a relação da empresa com o esporte. A delegação de atletas que representarão o Reino Unido nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 (Team GB), que havia fechado uma parceria com a companhia, decidiu cancelar o acordo.
A News International havia fechado um acordo para ser parceira exclusiva de mídia do Team GB. O acordo envolvia todos os jornais que formam a empresa, como “The Times”, “Sunday Times”, “The Sun” e o “News of the World”.
O problema é que a companhia entrou em colapso desde a deflagração de um esquema de escutas ilegais feitas pelo “News of the World”, com participação de detetives particulares, para obtenção de informações.
O esc”ndalo custou o cargo de Rebekah Brooks, que era diretora-executiva da News International. Ela havia sido editora-chefe do “News of the World” entre 2000 e 2003 e chegou a ser presa – ficou detida por 12 horas, mas saiu sob fiança.
Brooks era profissional de confiança de Rupert Murdoch, magnata que controla a News Corporation, e foi a artífice do contrato com o Team GB. Sem ela e com a derrocada da empresa, os responsáveis pela equipe decidiram cancelar o acordo.