O argentino Alejandro Martinuccio foi, ao lado de Neymar, o grande nome da última Copa Santander Libertadores. O meia chegou a decisão pelo Peñarol e despertou a atenção dos clubes brasileiros e, após uma disputa com o Palmeiras, o Fluminense conseguiu contratar o jogador. Agora, o marketing já se prepara para usá-lo em campanhas do clube.
Esse uso da imagem do jogador, no entanto, não deve ser imediato. O plano do departamento de marketing do Fluminense é dar um tempo de adaptação a Martinuccio para que a própria diretoria o conheça melhor e possa explorá-lo da melhor maneira possível. Com as características pessoais do meia em mão, o trabalho para fomentar a idolatria da torcida seria mais fácil de ser realizado.
Ainda assim, o vice-presidente de marketing do clube, Idel Halfen, reitera que seu departamento vai, de fato, acionar Martinuccio. “Ele é um jogador de destaque, e que tem despertado curiosidade no torcedor. Sem dúvida que ele será um rosto marcante em nossas ações”, afirmou.
O que Halfen descarta é a comparação com outro argentino, Darío Conca. O meia, vendido para um clube chinês recentemente, era a principal estrela do time carioca. Suas boas atuações em campo fizeram com o marketing do Fluminense o adotasse em ações. Mas, por características pessoais e esportivas, o plano deverá ser diferente.
O caso do Conca é usado com exemplo por Halfen para enfatizar a necessidade de seu departamento conhecer melhor cada jogador. “O Conca era tímido. Ações com ele exigiam discrições com o uso da sua imagem. Era a sua característica, não podíamos ignorar”, afirmou o vice-presidente.
Se ainda não há uma estratégia definida para Martinuccio, o argentino já está incluso em pelo menos um plano de marketing do Fluminense. O jogador já virou um card do clube, assim como as principais figuras do elenco do time. Nesse quesito, ele não esteve sozinho. As duas outras contratações do clube, Rafael Sóbis e Manuel Lanzini, também foram colocados nas figuras.