Recém-coroado campeão de Roland Garros pela primeira vez na carreira, o tenista espanhol Carlos Alcaraz assinou a renovação de seu contrato com a Nike. De acordo com o jornal espanhol Relevo, o atleta de 21 anos receberá entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões anuais até 2035, além de ganhar um logotipo personalizado, seguindo, assim, também fora de quadra, os passos do ídolo Rafael Nadal, que também possui um desse para chamar de seu.
Ex-número 1 do mundo e atual número 2, atrás do italiano Jannik Sinner, Alcaraz iniciou sua parceria com a Nike em 2019, quando a marca norte-americana substituiu a italiana Lotto como fornecedora de material esportivo do espanhol.
De lá para cá, o tenista teve uma ascensão meteórica, alcançando a liderança do ranking e sendo o primeiro da história a vencer os três primeiros Grand Slams da carreira em três superfícies diferentes (piso duro no US Open, grama em Wimbledon e saibro em Roland Garros).
Com relação ao logotipo personalizado, Alcaraz seria o quarto a receber tal honraria por parte da Nike. Antes dele, Roger Federer (que trocou a marca norte-americana pela japonesa Uniqlo em 2018), Rafael Nadal e o próprio Jannik Sinner também tiveram logotipos criados de forma personalizada.
Atualmente, a Nike enxerga Alcaraz como um dos principais rostos da marca a longo prazo. Esse status tem se acentuado ainda mais nos últimos meses, com a iminente aposentadoria de Rafael Nadal, que não deve demorar para acontecer.
Pelo lado do tenista de 21 anos, a Nike é apenas uma das várias grandes marcas com as quais ele possui parceria. A lista ainda conta com Babolat, BMW, Calvin Klein e Louis Vuitton. Na última edição do Miami Open, disputada em março, Alcaraz ainda fechou um acordo de patrocínio “de longo prazo” com o Itaú Unibanco, sendo protagonista da campanha do Itaú Personnalité que foi lançada concomitantemente ao torneio.