Às vésperas das Olimpíadas de Paris 2024, a Netflix e o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram a chegada de três novas séries esportivas. As produções, que ficarão disponíveis entre os próximos meses e o começo de 2025, acompanharão os bastidores da preparação de atletas para os Jogos, bem como o desempenho deles e delas na competição.
As séries destacarão a jornada da ginasta Simone Biles, da seleção norte-americana de basquete masculino e dos principais velocistas do mundo antes, durante e após os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“As Olimpíadas têm o incrível poder de conectar fãs de todo o mundo para testemunhar e vivenciar coletivamente a emoção do esporte. Estamos empolgados em colaborar com o COI para contar histórias sobre três grandes competições [ginástica artística, basquete e atletismo]”, disse Gabe Spitzer, vice-presidente de esportes de não ficção da Netflix.
“As próximas séries esportivas da Netflix oferecem um vislumbre da vida dos atletas olímpicos que estão no centro dos Jogos Olímpicos, apresentando histórias e perspectivas. Essas séries vão gerar entusiasmo antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, acrescentou Jérôme Parmentier, vice-presidente de direitos de mídia e parcerias de conteúdo do COI.
As produções são apoiadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) e pela World Athletics (WA), entidade que comanda o atletismo mundial. Confira abaixo mais informações sobre cada uma delas:
Simone Biles
A série sobre Simone Biles tratará da jornada da atleta em sua recuperação para Paris 2024. A norte-americana, um dos maiores fenômenos da história da ginástica artística, passou por problemas de saúde mental durante e após os Jogos de Tóquio 2020.
A produção contará com quatro episódios de 45 minutos cada e terá sua primeira parte publicada antes do início das Olimpíadas de Paris, que serão disputadas entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.
Basquete
No basquete, a Netflix terá uma série que acompanhará candidatos a medalhas e aspirantes promissores no basquete masculino norte-americano durante Paris 2024, assim como os eventos classificatórios que precedem o torneio.
A produção contará com acesso aos bastidores da preparação da equipe e explorará como o esporte cresceu ao redor do mundo por meio da participação de lendas.
A série terá seis episódios de 45 minutos, com estreia prevista apenas para o início de 2025.
Sprint
A série “Sprint” acompanhará, em sua primeira temporada, os melhores velocistas do atletismo ao longo do Campeonato Mundial de Budapeste 2023, apresentando os norte-americanos Sha’Carri Richardson e Noah Lyles, e a jamaicana Shericka Jackson, entre outros. A segunda temporada dará continuidade à jornada desses atletas para Paris 2024.
A primeira temporada, que estreará antes dos Jogos, terá seis episódios de 45 minutos, enquanto a segunda contará com quatro episódios com a mesma duração.