No último sábado, o vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro despediu-se de sua casa. A Ponte Preta jogou no Moisés Lucarelli, mas deve passar as próximas rodadas cumprindo suspensão longe de Campinas. Resta à diretoria do clube pensar como atrair os torcedores de Araraquara ao estádio.
O problema da Ponte Preta surgiu no último duelo com o Guarani. No Moisés Lucarelli, o locutor do estádio fez provocações à torcida rival, que se exaltou na revolta. Chamados de “galinhada”, os torcedores do Guarani chegaram a pôr fogo em partes da arena.
Como consequência do caso, ambos os clubes foram suspensos por dez jogos. Na sentença do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, as equipes terão que jogar fora de Campinas durante esse período. Ainda que tenha entrado com recurso, a Ponte logo se adiantou para informar que jogaria em Araraquara.
A escolha do estádio prevê um detalhe financeiro, já que o aluguel da Fonte Luminosa não é alto. Esportivamente, o gestor de futebol Márcio Della Volpe não chega a lamentar. “Vamos jogar em um estádio fantástico, com gramado incrível. Com o time bem tecnicamente, isso é uma vantagem”, afirmou o dirigente, lembrando a reforma que modernizou a arena no fim da década de 2000.
Para atrair torcedores e ter média de público satisfatória, a Ponte Preta mira três fatores: ações na cidade, caravanas e preços baixos. Parte da diretoria do clube já está em Araraquara acertando detalhes do que pode ser feito na cidade.
Há décadas, Ponte Preta e Ferroviária, time de Araraquara, mantinham uma relação de rivalidade. O último duelo entre as equipes, no entanto, foi no fim da década de 1990, e desde então a partida perdeu força. A possibilidade de reaproximação será um dos meios utilizados para chamar o torcedor local.
Com as caravanas, a diretoria da Ponte Preta espera receber cerca de dois mil torcedores de Campinas nas partidas. “Aí você tem a possibilidade de assistir a um time que está bem, que joga a Série B, com ingressos baratos. É uma oportunidade para o torcedor de Araraquara”, finaliza Della Volpe.