Um estudo publicado pela IBM apontou que metade dos fãs ao redor do mundo veem as tecnologias de inteligência artificial com bons olhos. De acordo com a empresa de informática, os consumidores acreditam que a IA pode melhorar suas experiências com os esportes.
O estudo, conduzido pela Morning Consult, contou com a participação de mais de 18.000 fãs em dez países com o objetivo de compreender melhor o envolvimento desse público com os esportes, incluindo cobertura ao vivo, destaques e resumos, bem como preferências para engajamento e consumo futuros.
A pesquisa indica que os fãs estão priorizando conteúdos esportivos digitais mais personalizados, que economizam tempo. Neste cenário, 50% dos entrevistados acham que a IA terá um impacto positivo.
Quando se trata de como a inteligência artificial generativa pode melhorar o engajamento, os fãs pesquisados identificam atualizações em tempo real (34%) e conteúdo personalizado (29%) como as principais prioridades.
“Fãs em todo o mundo continuam a adotar plataformas e soluções que permitem que eles se sintam mais conectados e informados sobre seus eventos esportivos e atletas favoritos, e o novo estudo da IBM confirma que isso agora inclui adotar tecnologias como IA para oferecer essas experiências”, disse Noah Syken, vice-presidente de parcerias de esportes e entretenimento da IBM.
Jovens
O otimismo em relação à inteligência artificial aumenta entre os jovens. Os resultados apontaram que 58% dos público entre 18 e 29 anos, acredita que a inteligência artificial terá um impacto positivo nos esportes.
Essa tendência se justifica pelo crescente interesse desse público pelo consumo de conteúdo esportivo através de plataformas digitais, tendo um smartphone ou tablet como seu principal dispositivo para assistir a eventos esportivos e uma maior propensão para assistir destaques em mídias sociais.
Os jovens também classificam o conteúdo personalizado como prioridade, o que aumenta ainda mais sua visão positiva sobre a inteligência artificial.
Consumo
Os resultados demonstram uma grande relevância das mídias sociais para a obtenção de conteúdo esportivo adicional, com 56% dos fãs as utilizando para tal. 46% preferem notícias em vídeo, enquanto 35% recorrem a artigos de notícias.
Considerando os fãs que consomem conteúdo adicional, 64% recorrem a vídeos de melhores momentos, enquanto 48% consomem resumos de análises pós-jogo. Entre eles, 26% preferem um conteúdo personalizado.
Com relação à frequência, 41% dos entrevistados assistem a resumos ou destaques semanalmente, enquanto 24% relatam engajamento diário com este tipo de conteúdo.
Dispositivos
Embora a TV seja o método mais comum para assistir a esportes, os fãs estão cada vez mais usando vários dispositivos para acompanhar eventos esportivos. A pesquisa apontou que 64% dos consumidores ainda consideram a televisão ou o streaming como sua principal escolha.
Os dispositivos móveis apareceram como um alternativa notável, com 20% dos consumidores os tendo como principal forma para assistir a eventos esportivos e 38% como segunda opção.