A Conmebol divulgou, nesta segunda-feira (15), um comunicado em que se exime de responsabilidade pelos incidentes ocorridos na final da Copa América, disputada nos Estados Unidos, quando vários torcedores invadiram o Hard Rock Stadium, em Miami, e puderam assistir ao jogo entre Argentina e Colômbia sem pagar ingresso.
A partida teve um atraso de mais de 75 minutos devido à confusão, e houve superlotação das arquibancadas por causa dos intrusos presentes no estádio.
“Como se sabe, na final disputada em Miami, torcedores sem ingressos dirigiram-se às proximidades do estádio, o que atrasou o acesso normal das pessoas que os possuíam, o que retardou a entrada e levou ao fechamento de portas”, relatou a Conmebol no comunicado oficial.
Protocolos
Segundo a entidade que comanda o futebol sul-americano, foi sugerido às autoridades que comandavam a organização da partida que se seguissem protocolos para incidentes como aquele.
“Diante desta situação, a Conmebol ficou sujeita às decisões das autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança”, destacou a entidade, lamentando que tal sugestão não foi acatada.
“Além das disposições determinadas no referido contrato, a Conmebol recomendou às referidas autoridades os procedimentos testados em eventos desta magnitude, os quais NÃO foram levados em consideração”, prosseguiu.
Apesar de ser taxativa em sua crítica e destacar em caixa alta que os protocolos sugeridos não foram seguidos, a Conmebol não detalhou quais seriam as ações que deveriam ter sido adotadas.
O atraso fez com que o jogo tivesse início apenas às 22h22 (horário de Brasília), 1h22 depois do horário previsto. Outro fator de atraso foi um show da cantora Shakira no intervalo de jogo, que durou cerca de 25 minutos, dez além do tempo usual para o retorno dos times para o segundo tempo.
Como a partida também foi para a prorrogação, após um empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, a definição do campeão aconteceu apenas à 1h09 da madrugada (0h09 no horário de Miami). Lautaro Martínez fez o gol da vitória que deu à Argentina o bicampeonato da competição.
“Lamentamos que os atos de violência provocados por pessoas mal-intencionadas tenham manchado uma final que estava preparada para ser uma grande festa desportiva”, afirmou a Conmebol.
Nota oficial
Leia abaixo a íntegra da nota oficial da Conmebol sobre a final da Copa América 2024:
Parabenizamos as equipes finalistas da CONMEBOL COPA AMERICA 2024, Argentina e Colômbia, pela grande final disputada ontem.
Ontem, concluiu-se o torneio mais desafiador da história organizado pela CONMEBOL em conjunto com a Concacaf, alcançando números recordes em sedes, público, audiência e pessoal dedicado à sua organização, com mais de 42.000 colaboradores.
Como é de conhecimento, na final disputada em Miami, torcedores sem ingressos foram às imediações do estádio, o que atrasou o acesso normal das pessoas que tinham ingressos, retardando a entrada e determinando o fechamento das portas.
Diante dessa situação, a CONMEBOL ficou sujeita às decisões tomadas pelas autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança.
Além das disposições determinadas nesse contrato, a CONMEBOL recomendou a essas autoridades os procedimentos comprovados em eventos dessa magnitude, que NÃO foram levados em consideração.
Lamentamos que os atos de violência provocados por indivíduos mal-intencionados tenham manchado uma final que estava pronta para ser uma grande festa do esporte.