A menos de um ano de completar 100 anos de existência, o Santos está se estruturando financeiramente para festejar o centenário, e a ordem no momento é reduzir as despesas. Para expandir a área de licenciamentos sem ferir essa premissa, então, o clube fechou parceria com a Pro Entertainment até o fim desta temporada.
A agência, com atuação no mercado brasileiro desde 2001, é a responsável por captar e gerir contratos de licenciamento com terceiros, além de procurar projetos para o centenário da equipe da Baixada Santista. O acordo é válido até o fim deste ano, mas há intuito mútuo de estendê-lo por mais um ano e meio, após o término.
O Santos decidiu fechar com a empresa pois precisava impulsionar a área de produtos licenciados no próximo ano. Entre as duas opções mais viáveis na visão da gestão alvinegra, contratar profissionais e estruturar o departamento ou contratar agência terceirizada, a segunda foi escolhida por ser menos dispendiosa.
Antes de acertar com a agência, que já vem trabalhando de modo exclusivo com o clube desde o meio deste ano, a equipe tinha apenas uma profissional dedicada a essa área no marketing. De qualquer modo, segundo números fornecidos pelo clube, o faturamento subiu de R$ 750 mil em 2009 para R$ 3,25 milhões em 2010.
A Pro Entertainment já teve acordo similar com o Santos em 2004, mas o negócio não contava com a proximidade do centenário santista. Ao ceder a marca da equipe para a agência, o clube a responsabiliza por todo o processo de desenvolvimento de produtos licenciados e ganha, em contrapartida, royalties sobre as vendas.