A apenas alguns dias de apresentar à Liga Nacional de Basquete (LNB) condições financeiras, o Araraquara ainda não sabe se irá disputar o próximo Novo Basquete Brasil (NBB), com início em 18 de novembro deste ano. A equipe paulista conseguiu quatro patrocinadores, mas espera ter a “compreensão” da liga para seguir ativa.
A Lupo, patrocinadora do clube na última temporada que havia desistido de renovar o aporte, voltou atrás e seguirá como parceira. As outras cotas serão ocupadas por Unimed, banco Bonsucesso e TVARA, rede de televisão com atuação na cidade de Araraquara. A última, inclusive, demandou a criação de modelo de patrocínio diferente.
A TVARA irá inserir a marca da emissora na camisa do time de basquete e irá ceder, em contrapartida, a verba obtida por meio da venda de espaços comerciais. A empresa que fizer anúncio a ser inserido na grade do canal, portanto, verá esse dinheiro ser repassado para o Araraquara, em negócio conjunto com a mídia local.
“A não ser que haja alguma dificuldade maior, se a liga não fizer mais exigências, vamos conseguir participar do campeonato. Esperamos compreensão, porque estamos pagando um preço muito alto. A luta é muito grande”, avalia José Roberto Fernandes, vice-presidente do Araraquara, à Máquina do Esporte.
O dirigente, que terá de provar à LNB que tem estrutura financeira para participar do Nacional na próxima quinta-feira (17), em encontro a ser realizado no Rio de Janeiro, ainda está viajando para conseguir assinar algum patrocínio de última hora. “Temos outras propostas feitas, então ainda esperamos respostas”, diz Fernandes.
Para viabilizar a participação no Paulista, atualmente em andamento, o Araraquara fez uma “loucura” que não pretendia fazer meses atrás. Os atletas da temporada passada ainda tinham débitos pendentes, mas, em vez de quitar essa dívida e ficar sem caixa, o clube prometeu pagá-los em dez parcelas. Assim, conseguiu manter parte do time.