O Valencia desistiu de colocar um patrocinador no uniforme de sua equipe de basquete. Em vez de uma marca, a camisa terá durante a atual temporada a mensagem “Cultura del esfuerzo” (“Cultura do esforço”, em tradução livre). O slogan foi escolhido por Juan Roig, principal acionista do clube, como um alerta contra a crise financeira que tem atingido a Espanha.
A “cultura do esforço” é um preceito defendido por Roig em suas empresas – a principal delas é rede de supermercados Mercadona. Com a decisão de exibir a mensagem no uniforme, o Valencia abrirá mão de uma receita anual de um milhão de euros.
“[A decisão de renunciar voluntariamente ao patrocínio] tem a ver com a responsabilidade social que nos corresponde como entidade esportiva. Para conseguir qualquer meta, é necessário realizar ações que representem trabalho. Sem esforço, valor fundamental no esporte, não há resultados”, disse o Valencia em comunicado oficial.
“A melhor maneira de influenciar é dar exemplo, o que no nosso caso implica em valorizar o esforço e a import”ncia de cada centavo de euro que entra e que se gasta”, completou Ángel Raga, vice-presidente e diretor-geral do Valencia Basket Club, em entrevista ao jornal “El Mundo”.
Roig havia anunciado, em 2009, que tinha intenção de abandonar o Valencia em 2011. Ele iniciou a retirada com um corte do patrocínio da Parmesa, que acompanhou a equipe por 23 temporadas.
“Decidimos baixar a onda de redução de esforços em que havíamos entrado durante os anos de abund”ncia, período em que chegamos a ponto de tornar habituais as exigências ao nosso mecenas, à torcida e ao nosso entorno para encontrar solução dos nossos problemas e equilibrar nosso orçamento. Começamos a tomar decisões baseadas em austeridade e esforço”, explicou Raga.
Além da Parmesa, marca de cer”micas de Roig, o Valencia perdeu aporte da Power Electronics. O clube não revela o valor investido por essas empresas durante os anos de parceria.