As eleições presidenciais no Cruzeiro alteraram a rotina do departamento de marketing do clube mineiro. Com a preocupação de não se posicionar a favor de qualquer chapa, os funcionários passaram a se dedicar à montagem das estruturas que receberão o pleito.
A exemplo do que acontece em votações para o poder público, a agremiação terá de adaptar a infraestrutura para receber os eleitores. O marketing é responsável por preparar as urnas, as cédulas para os votos, o layout de todos os lugares, entre outros.
As ações que estavam planejadas para acontecer neste segundo semestre, por ora, foram paralisadas. Com as eleições marcadas para o dia 3 de outubro, uma segunda-feira, nada irá acontecer no departamento até que o novo mandatário seja definido.
A única negociação que seguirá, independentemente do resultado das urnas, é a negociação do futuro fornecedor de materiais esportivos. A Reebok está muito próxima de estender a parceria, dependendo apenas de ajustar valores com a expectativa do clube.
E as tratativas para definir essa parceira apenas seguem porque são inadiáveis. O Cruzeiro precisa assinar o contrato, com a Reebok ou com quem quer que seja, pois a empresa precisa de tempo útil para fabricar as peças e levá-las aos pontos-de-venda.
A eleição no clube celeste se configura da seguinte forma: Zezé Perrella, atual mandatário, desistiu de concorrer novamente à presidência e indicou o atual vice-presidente, Gilvan Tavares, para substitui-lo. Com José Maria Fialho como vice, essa é a situação.
A oposição, por sua vez, é composta por Alberto Rodrigues na liderança e Antônio Claret Nametala, ex-diretor de marketing cruzeirense, na vice. O marketing, atualmente liderado por Marcone Barbosa, não possui conflitos com nenhuma das chapas.
A expectativa é que o marketing volte a se concentrar em ações de marketing propriamente ditas depois de 3 de outubro, quando acontecerá o pleito. Embora a posse só ocorra em 1º de janeiro de 2012, a definição das urnas liberará o departamento para trabalhar.