Lançado com pompa em maio deste ano, o projeto LiveWright anunciou nesta terça-feira a primeira grande investida no esporte brasileiro. O movimento de fomento ao esporte olímpico bancará um plano com ginástica olímpica no Paraná, com participação do técnico ucraniano Oleg Ostapenko e custo de R$ 3,5 milhões por ano.
O LiveWright foi idealizado pelo empresário Roger Wright. O movimento é apoiado por algumas das famílias mais poderosas do país, e a proposta é captar dinheiro de empresas para financiar a formação de atletas brasileiros.
O movimento também tem projetos em andamento em outras três modalidades: tênis, ciclismo de pista e lutas olímpicas. No lançamento, a diretoria do LiveWright também disse ter meta de investir na canoagem.
“Além da captação de recursos financeiros, cabe ao LiveWright implantar as melhores práticas de gestão, que passa por buscar os melhores profissionais. A parte técnica dos projetos pretendemos desenvolver de preferência em parceria com federações ou confederações”, disse João Paulo Diniz, presidente do conselho executivo do movimento.
Ostapenko já foi técnico da equipe brasileira de ginástica olímpica entre 2002 e 2008. Desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ele e a mulher, Nadijia, estavam na Rússia treinando os juvenis do país.
O plano do LiveWright para a ginástica no Paraná tem ideia de abarcar 20 mil crianças até 2015. “O projeto prevê investimentos também em educação, com a contratação de professores e bolsas de estudo para o ensino superior”, completou Diniz.