Com sete pontos ganhos em seis rodadas, o Arsenal ocupa atualmente a decepcionante 13ª colocação na tabela da Premier League. A recuperação da equipe londrina em campo, contudo, não é a única prioridade para a diretoria. A cúpula do clube também trabalha para fortalecer um plano econômico para os próximos anos.
Uma das prioridades do Arsenal para o futuro próximo é uma mudança no perfil da marca. Em entrevista à “BBC”, o diretor-executivo do clube, Ivan Gazidis, disse que existe uma necessidade de migração de “negócios do futebol”, uma seara mais limitada, para “marcas de futebol”.
“As equipes ainda não se deram conta do valor de suas marcas”, declarou Gazidis.
Gazidis é um dos grandes responsáveis pelo projeto financeiro do Arsenal. Na temporada passada, a despeito da crise que assolou a Europa, o clube londrino obteve lucro recorde de 80 milhões de euros – valor registrado antes das taxas.
Neste ano, segundo o executivo, o Arsenal já soma 15 milhões de euros em lucro. A previsão da diretoria é que a equipe pode superar o resultado positivo da temporada anterior.
“Nós podemos planejar um futuro em que o Arsenal estará na elite do futebol durante os próximos cinco, dez ou 20 anos”, completou Gazidis.
A principal aposta do dirigente para o Arsenal seguir nesse grupo é uma mistura de contenção de gastos, expansão da marca e valorização dos contratos. Por isso, a diretoria já negocia renovações das principais parcerias, como Emirates e Arsenal. “Acreditamos que podemos crescer nesse ponto”, finalizou o diretor-executivo.