A revista “Forbes” divulgou nesta semana o resultado de uma pesquisa anual que a publicação elabora sobre as 40 maiores marcas do esporte. O levantamento global teve como principal novidade uma mudança no topo. Antigo líder, o Manchester United foi desbancado pelo New York Yankees, que disputa a liga profissional de beisebol dos Estados Unidos (MLB).
O valor de mercado dos Yankees, segundo a “Forbes”, chegou a US$ 340 milhões em 2011. Esse total considera dados como contratos de patrocínio, venda de direitos de mídia, faturamento e custos da equipe. A marca da franquia teve evolução de 57% desde 2007.
Além da valorização, os Yankees ultrapassaram o Manchester United porque o time inglês sofreu com variações cambiais e pela desvalorização do dólar em comparação com a libra – em 2010, a marca do time inglês havia sido estimada em US$ 270 milhões.
O United superou o New England Patriots, da liga profissional de futebol americano (NFL), que vale US$ 146 milhões. A franquia teve ascensão na lista, tomando a posição em que em 2010 era do New York Mets (MLB).
O maior evento esportivo, em termos de marca, segue sendo o Super Bowl. A decisão do futebol americano tem, segundo o levantamento da “Forbes”, um faturamento de US$ 425 milhões divididos em anúncios (US$ 210 milhões), licenciamentos (US$ 140 milhões), bilheteria (US$ 60 milhões) e show do intervalo (US$ 15 milhões).