Os jogos de ida das quartas de final da Copa Libertadores 2024 serão disputados entre os dias 17 e 19 de setembro. No dia 18, uma quarta-feira, a cidade do Rio de Janeiro receberá Botafogo x São Paulo e Fluminense x Atlético-MG. Com o calendário brasileiro cada vez mais apertado, a capital carioca terá um desafio de segurança.
Fluminense e Atlético-MG se enfrentarão no Maracanã, às 19h (horário de Brasília). Pouco depois, a partir das 21h30, Botafogo e São Paulo entrarão em campo no Estádio Nilton Santos.
A programação fará com que quatro torcidas brasileiras diferentes estejam em espaços muito próximos em um mesmo período. Neste cenário, existe a chance de se cruzarem pela cidade e, como é costumeiro ver no Brasil, entrarem em conflito.
A distância entre o Maracanã e o Nilton Santos, em linha reta, é de aproximadamente 7km. Além disso, uma das alternativas para chegar nos dois locais é o trem, que passa em ambos os estádios e, portanto, poderá ser utilizado pelas quatro torcidas.
Na publicação feita pela Conmebol anunciando as datas e horários das partidas, diversos comentários tocaram no assunto: “No mesmo dia? Na mesma cidade? Vai dar certo…”, ironizou um torcedor do Fluminense.
O problema para o Rio de Janeiro se soma, ainda, com o fato de que o Flamengo receberá o Peñarol na quinta-feira (19), e a torcida uruguaia pode já estar na cidade. Além disso, o Rock in Rio, um dos maiores festivais musicais do mundo, também estará acontecendo.
Rivalidades
As torcidas organizadas de Fluminense e Botafogo são rivais estaduais, assim como seus clubes. Em março, as equipes se enfrentaram pelo Campeonato Carioca e seus torcedores, mesmo longe do estádio que receberia a partida, brigaram.
A principal torcida do Atlético-MG, a Galoucura, é aliada de torcidas do Vasco, rival de Fluminense e Botafogo, e do Palmeiras, rival do São Paulo. A Independente, principal torcida organizada do Tricolor Paulista, por sua vez, possui alianças com grupos do Flamengo, rival dos outros cariocas.
Com isso, a Conmebol reunirá, ao mesmo tempo, com os jogos de ida das quartas de final da Libertadores, quatro torcidas rivais no Rio de Janeiro.
Calendário
Neste cenário, o ideal seria que os jogos fossem programados de uma maneira a mitigar os riscos de conflitos entre torcidas. O movimento, porém, foi impossibilitado pelo calendário do futebol brasileiro, que possui diversas competições simultâneas.
Atlético-MG e São Paulo estão disputando três competições ao mesmo tempo: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Por conta da Data Fifa, as equipes se enfrentarão pela Copa do Brasil no dia 12, uma quinta-feira.
Assim, devido à necessidade de um intervalo de 66 horas entre as partidas, regra estabelecida no regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes terão que jogar pelo Brasileirão no domingo (15). Sendo assim, não podem entrar em campo pela Libertadores na terça-feira (17).
Por fim, a partida entre Botafogo e São Paulo foi escolhida pela Globo para ser transmitida na TV aberta e não pode ter sua data alterada. Vale lembrar também que os mandos de campo não podem ser alterados, já que são definidos pelo resultado obtido pelas equipes na fase de grupos da Libertadores.
Faltando mais de três semanas para os jogos da Libertadores, as soluções passam por alterações no calendário do Brasileirão ou a tentativa que os duelos aconteçam em datas excepcionais. O futuro, porém, depende de definições da CBF e da Polícia Militar do Rio de Janeiro.