A LiveMode já tem nas mãos propostas que totalizam, segundo a Máquina do Esporte apurou, R$ 900 milhões por ano com a venda de direitos de TV do Brasileirão para os clubes que integram a Liga Forte União (LFU).
Por ora, o único acordo fechado é com a Record para a TV aberta. A emissora paulista retomará as transmissões do Campeonato Brasileiro em 2025 depois de um intervalo de 19 anos.
O contrato assinado pela emissora paulista prevê a exibição de um jogo por rodada (total de 38 partidas), que seriam divididos com o YouTube. O acordo é válido por três temporadas (2025 a 2027) e prevê um pagamento de cerca de R$ 250 milhões por ano.
A princípio, esses duelos marcariam a abertura de cada rodada, às quartas-feiras (às 19h30) e aos sábados (às 16h). No entanto, a LiveMode está aberta às necessidades da Record e pode reprogramar esses confrontos para outro horário, a depender dos interesses do canal. O problema é que, para isso, também terá que ter o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que é quem decide sobre a montagem da tabela e os horários das partidas.
Cazé TV
Com o YouTube, o acordo possui valor semelhante. A plataforma de streaming repassaria esses direitos para a Cazé TV, canal da própria LiveMode, em um acordo semelhante ao que já tem para as transmissões do Campeonato Paulista, que também é negociado pela agência.
A proposta, que agradou a maioria dos clubes que integram a LFU, ainda depende da aprovação das equipes. A pauta será um dos temas a serem discutidos nesta terça-feira (10), a partir das 11h (horário de Brasília), na sede do Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ).
Outro assunto será a fatia dos direitos comerciais dos times que será vendida a investidores. Há uma forte tendência de que haja uma redução de 20% para 10% nessa fatia.
Amazon
A proposta mais recente encaminhada aos clubes da LFU é da Amazon, que pretende adquirir outro pacote, esse exclusivo, de um jogo por rodada para transmitir no Prime Video, sua plataforma de streaming.
A empresa de tecnologia já transmite a Copa do Brasil, em um acordo de sublicenciamento que possui com a Globo. Os bons resultados da iniciativa, bem como ter trazido a Cazé TV para seus assinantes, têm agradado os executivos da Amazon. O canal do influenciador Casimiro Miguel possui os direitos de transmissão dos jogos do Athletico-PR como mandante no Brasileirão.
A proposta da Amazon foi de R$ 400 milhões anuais. Para que o acordo seja sacramentado, depende da aprovação dos clubes.
Finanças
Há também dois pacotes de dois jogos por rodada que a LiveMode ainda tenta comercializar no mercado brasileiro. Para que esses pacotes se concretizem, a LFU necessita manter 12 clubes na Série A do Brasileirão.
Comercialmente falando, a LiveMode torce ainda para que o Corinthians, hoje integrante do Z4, consiga fugir do rebaixamento. Caso o Timão caia para a Segundona em 2025, a agência perderia seu principal trunfo para vender esses jogos no mercado brasileiro.
Com mais esses dois acordos, cujas negociações ainda acontecem, a empresa acredita que possa atingir uma arrecadação entre R$ 1,7 bilhão e R$ 1,88 bilhão. A LiveMode havia dito aos clubes que conseguiria ao menos R$ 1,5 bilhão com a estratégia de fatiar esses direitos de transmissão, estratégia semelhante à seguida pela empresa na negociação dos direitos de mídia do Paulistão.
Esse valor será fundamental para uma boa remuneração dos clubes, já que há a promessa de destinar 15% do montante para as equipes da Série B e ainda haverá desconto de um percentual para os investidores da LFU, capitaneados pela Life Capital Partners (LCP).