Com o domínio de Sebastian Vettel por toda a temporada, a Fórmula 1 já não andava atraindo muito o público brasileiro. Com o título garantido para o alemão, o Ibope da competição caiu ainda mais. O Grande Prêmio da Coreia do Sul, exibido na madrugada do último fim de semana, teve a pior audiência da disputa de 2011.
A vitória de Vettel rendeu apenas cinco pontos de média. Em 2010, a pior audiência também aconteceu no Grande Prêmio da Coreia do Sul, mas na ocasião um fator agravou a situação da Rede Globo. As chuvas no país asiático fizeram com que a corrida tivesse um atraso de uma hora na programação.
Neste ano, o Ibope da Fórmula 1 foi superior a cinco pontos mesmo com as corridas que aconteceram na madrugada. Quatro disputas foram realizadas entre 3 e 5 horas da manhã. Na média, a audiência desses grandes prêmios ficou em 6,25 pontos.
Essa é a quarta vez que a Fórmula 1 tem audiência inferior a sete pontos neste ano. Em 2010, apenas a disputa na Coreia do Sul teve um Ibope nesse patamar.
Campeonato Brasileiro
A volta do Corinthians às emissoras fez com que o Ibope de domingo voltasse a subir. Na partida contra o Cruzeiro, a Globo conseguiu 20 pontos de média, e a Rede Bandeirantes ficou com sete pontos.
No último domingo, Santos x Palmeiras teve 18 pontos de média na Rede Globo e sete na Bandeirantes. O jogo havia registrado a pior audiência de um clássico neste Campeonato Brasileiro.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.
Leia mais: