O canal de televisão do Palmeiras na internet, prometido desde junho deste ano e muitas vezes dado como “muito próximo de ser lançado”, escancarou a divisão que se formou no departamento de comunicação e propaganda do clube. A pasta foi repartida entre dois diretores, ambos com poder de decisão, que pouco se falam.
Desde que foram apontados para os cargos em maio deste ano por Arnaldo Tirone, presidente palmeirense, Newton Lavieri e Leonardo Volterrini têm divergido a respeito de quase todos os assuntos, e os resultados mostrados pelo departamento são escassos.
A WebTV despontou como um dos exemplos do racha na comunicação alviverde. O projeto tem sido administrado desde o princípio por Lavieri, e Volterrini não é capaz nem mesmo de explicar em que etapa está o processo e quais são as pendências. Essa divisão é causada, sobretudo, pela origem política de cada um dos diretores.
Lavieri chegou ao Palmeiras em 2005, junto com a gestão de Affonso Della Monica Netto, que presidiu a equipe paulista daquele ano até 2009, do qual é aliado político. O diretor de comunicação é próximo a Rubens Reis, atual diretor de marketing e coordenador de ambos os departamentos, outro correligionário do ex-presidente.
Volterrini, cuja atuação profissional sempre esteve ligada à área de tecnologia da informação, não compartilha das mesmas origens políticas. Essa distinção, somada às desavenças que ocorreram logo que o departamento foi formado por Tirone, fez com que um diretor só saiba o que o outro está fazendo na finalização do processo.
À Máquina do Esporte, contudo, ambos os diretores negaram que haja algum conflito entre eles. “Nós apenas separamos atividades, porque não dá para duas pessoas fazerem tudo no mesmo tempo, mas nunca houve briga”, defende Lavieri. De acordo com Volterrini, a relação com o outro diretor de comunicação é “amistosa”.
“Eu sou o coordenador de comunicação e marketing, então todo assunto é resolvido comigo, mas nós temos outros quatro diretores”, acrescentou Reis, que, a exemplo de Lavieri, reforçou que a WebTV é um assunto de apenas um dos responsáveis pela comunicação do Palmeiras somente em função de divisão de tarefas.
Curiosamente, o racha entre os dois diretores de comunicação e propaganda, relatado à reportagem por duas fontes diferentes ligadas à gestão palmeirense, não é o único na equipe. A própria diretoria de marketing, também coordenada por Reis, viu um dos diretores, Bruno Frizzo, se isolar desde a composição do grupo.