Ao elaborar linha de produtos licenciados voltada para a construção de estádio em Itaquera, zona leste de São Paulo, o Corinthians prevê que a receita obtida por meio de licenciamentos chegue a R$ 10 milhões em 2011. O número foi apresentado por Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing corintiano, em seminário na Trevisan Escola de Negócios.
“Nós teremos quebra-cabeça, tijolinho, capacete, tudo relacionado à nova arena, para que o torcedor possa comprar”, revelou o dirigente da equipe alvinegra. O uso da marca do estádio para confeccionar artigos, antecipado pela Máquina do Esporte, começou com o uso de camiseta alusiva à abertura da Copa do Mundo de 2014.
Na última semana, quando a Arena Corinthians foi confirmada como sede inaugural do Mundial a ser organizado no país, o clube paulista se movimentou para que atletas usassem peça inscrita com os dizeres: “A Copa começa aqui”. A confecção, inclusive, foi posta à venda no dia seguinte ao anúncio nas lojas físicas e eletrônica.
Caso os licenciamentos rendam R$ 10 milhões nesta temporada, como espera Rosenberg, essa área ainda estará distante de patrocínios (R$ 45 milhões/ano) e venda de direitos de transmissão (R$ 60 milhões/ano). As franquias “Poderoso Timão” devem render R$ 8 milhões, e o sócio-torcedor, “Fiel Torcedor”, R$ 3,5 milhões em 2011.
Outra previsão em termos de receita diz respeito às bilheterias. O diretor de marketing corintiano disse prever R$ 23 milhões relativos à venda de ingressos. Segundo levantamento feito pela reportagem, considerando partidas dos Campeonatos Paulista e Brasileiro, o Corinthians lucrou R$ 13 milhões com entradas até o momento.
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