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Garra sonha usar Minotauro para amadurecer MMA

Agência quer gerar negócio com Minotauro mesmo em período sem lutas A exatos dois meses da realização do Ultimate Fighting Championship (UFC) no Rio de…

Agência quer gerar negócio com Minotauro mesmo em período sem lutas

Agência quer gerar negócio com Minotauro mesmo em período sem lutas

A exatos dois meses da realização do Ultimate Fighting Championship (UFC) no Rio de Janeiro, a situação das artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) evidenciam característica da modalidade. Durante o período de duelos, clubes e marcas se enfrentam para se aproximar de lutadores. Fora dele, quase nenhum atleta se destaca.

O diagnóstico feito pela Garra Sports Marketing, agência de markerting esportivo pertencente ao grupo Gaia, do ramo petrolífero, é que lutadores não estão preparados no campo dos negócios para continuar atraindo parceiros mesmo em tempos de calmaria. A meta, então, é tornar essa deficiência dos esportistas em negócio.

“Aqui, o atleta corre atrás de tudo o que precisa para lutar”, explica Alexandre Franklin, gerente de marketing esportivo da Garra. “Nós pesquisamos o mercado de MMA, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e vimos que marketing, comunicação, recuperação, entre outras coisas do dia a dia, acontecem de forma desorganizada”.

A agência é a principal responsável pela volta de Rodrigo Minotauro aos octógonos. Em agosto, quando o UFC Rio movimentou o mercado de lutas no Brasil, a Garra costurou a aproximação do lutador ao Internacional. Agora, os planos são usá-lo como “protótipo” para desenvolver um serviço voltado para formação de lutadores.

A análise é que o UFC, presidido por Dana White, conseguiu montar um evento no qual o protagonista é a própria competição, e não lutadores. “Hoje em dia, não se vê a molecada usando camisa do Anderson Silva, boné do Minotauro, e sim do UFC”, avalia Franklin. “Eles fizeram com que o mercado se tornasse dependente deles”.

Anderson Silva, na verdade, é o único lutador que continuou sob os holofotes mesmo distante dos octógonos, e no caso dele existe a atuação de uma agência de comunicação, a 9ine, pertencente a Ronaldo, Marcus Buaiz e grupo WPP, por trás. Em similar proporção, a Garra pretende catapultar Minotauro para aquecer o mercado de MMA.