Apesar de ainda não haver nenhuma conclusão, Fluminense e Adidas começam a resolver as pendências em torno da criação de rede de franquias do clube carioca. Na última quinta-feira (27), houve reunião entre Peter Siemsen, presidente da equipe, e Fernando Basualdo, presidente da empresa alemã no Brasil, e as negociações começaram.
A Adidas alega que, como detém os direitos sobre a marca da equipe das Laranjeiras, não deve permitir que uma empresa terceirizada administre as lojas oficiais do time. O principal receio da parceira, que acertou renovação de contrato com o clube no início deste ano, é que seja prejudicada nas vendas em função dessa rede de franquias.
Em termos práticos, há duas situações que desfavoreceriam a fabricante alemã. Em primeiro lugar, dentro das lojas do Fluminense, a oferta de produtos com a marca Adidas seria inferior à de confecções fabricadas por terceiros. Por outro lado, lojas que vendem produtos da marca, como Centauro, seriam prejudicadas pela concorrência.
O Fluminense espera, então, propor à parceira alguma solução que amenize ambas as hipóteses de prejuízo. Para sanar a primeira situação, poderia ser imposto ao franqueado um limite de produtos unbranded, isto é, sem a marca Adidas. No segundo caso, certa dist”ncia de outros estabelecimentos conveniados seria sugerida.
A princípio, o sentimento após a primeira reunião entre as partes é positivo, pois a companhia alemã não rechaçou a criação dessas franquias, e sim se dispôs a conversar a respeito. O próximo passo será nova junção de membros da Adidas, do Fluminense e da empresa terceirizada que deverá administrar a operação dessas lojas.