A diretoria de marketing do Santos quer definir o seu fornecedor de material esportivo no próximo mês. Em dezembro, o contrato com a Umbro, em vigor desde 1998, chega ao fim. Apesar da preferência na renovação, até agora o cenário está mais favorável para uma troca de marca no uniforme santista.
O Santos já conversa com algumas empresas de material que estão interessadas em patrocinar o time. No entanto, nenhuma dessas é a Umbro. A atual fornecedora do clube ainda não procurou a diretoria para uma possível renovação, o que deixa o marketing santista cético quanto à manutenção da marca.
Esse não é o único motivo que deixa a diretoria santista receosa quanto à renovação. A Umbro também não tem, nos últimos meses, participado ativamente dos planos do clube para as comemorações do centenário, que acontecem em 2012. O Santos quer fazer uma série de festividades, que incluiriam novos produtos licenciados oriundos de seus parceiros, como a fornecedora de material esportivo.
Por essa razão, a escolha do futuro patrocinador não envolve apenas o valor negociado. O Santos busca uma marca internacional, para ajudar no desenvolvimento do clube no exterior, e que participe ativamente do centenário, o que envolve concessões para a produção de licenciados.
Além disso, o Santos quer aproveitar o momento para conseguir uma valorização financeira no fornecimento de material. A ideia é aproveitar uma conjuntura favorável ao clube, que inclui o centenário, o status de campeão de Libertadores e a presença de Neymar, que deve ficar no time até pelo menos a metade de 2012.