A Nike lançou na última semana a nova campanha mundial da marca para o running, que tem como base o conceito “Never stop running” (“Nunca pare de correr”, em tradução livre). Contudo, esse não é o único projeto da companhia no segmento. No mercado chinês também há um plano para a área. E com um mote totalmente diferente.
Enquanto a ideia da Nike em “mbito global é ganhar posições em um mercado consolidado, a proposta da empresa para a China é fomentar o running. Apesar de a empresa não revelar números específicos de seu faturamento com o segmento no país asiático, a fatia ainda é extremamente pequena.
Na análise da Nike, a situação deve-se ao tamanho do mercado de running na China. “Em comparação com outros esportes, como basquete e futebol, ainda é o primo pobre”, disse Gavin Lum, diretor de estratégia da agência AKQA, que será responsável pelo projeto da empresa de material esportivo no país oriental.
A nova campanha da Nike na China é alicerçada no conceito “Run for” (em tradução livre, “corro por”). A ideia é que as pessoas contem histórias e relatem o porquê de estarem ligadas ao esporte e que a corrida seja tratada como um evento social.
Para isso, a Nike fez uma ação na rede social Sina Weibo. A empresa publicou uma série de vídeos em que corredores dizem por que começaram a praticar o esporte e relatam sua experiência na modalidade.
A campanha convidou outras pessoas a darem depoimentos sobre o mesmo tema, e uma equipe da AKQA usou as melhores declarações para criar vídeos promocionais.
A Nike também criou, a exemplo da campanha mundial, uma personagem para personificar a campanha. As peças oficiais são lideradas pela história de Salad, uma atleta de 25 anos que vive em Xangai e corre para apagar pressão e barulho do dia a dia.
“As pessoas na China entendem o benefício dos esportes, mas precisamos dar uma inspiração a eles para que comecem a correr”, explicou Jeanne Hung, diretora de comunicação da Nike para o país.
Outra ação que faz parte da campanha é a criação de uma série de corridas noturnas na China, com instrutores, música ao vivo e personalidades locais. Tudo isso reuniu mais de 35 mil pessoas.