A Fifa corre risco de perder um de seus principais patrocinadores. A companhia aérea Emirates, que tem contrato com a entidade até 2014, revelou nesta semana que cogita não renovar a parceria.
A informação partiu de Boutros Boutros, vice-presidente sênior da companhia para comunicação corporativa. Segundo ele, a Emirates está “pensando seriamente” em não continuar com a Fifa.
A razão para a insatisfação da Emirates é o comportamento da Fifa diante dos esc”ndalos recentes que envolveram a entidade. Em maio, durante o processo que manteve o presidente Joseph Blatter no comando da instituição, Boutros já havia demonstrado preocupação.
“Nós não entramos em discussões políticas, mas acreditamos que a situação da Fifa vai além de um problema interno. Como um patrocinador, esperamos que a instituição deve chegar a você no meio disso e explicar o que está acontecendo. Mas eles agiram como se não fosse nada para os patrocinadores. Estamos pensando seriamente em não renovar a parceria”, disse Boutros.
A Emirates é uma das seis principais patrocinadoras da Fifa, cota que compartilha com Adidas, Coca-Cola, Hyundai∕Kia, Sony e Visa. O contrato da entidade com a companhia aérea foi assinado em 2006, vale até o fim de 2014 e tem valores em torno de US$ 195 milhões.
As conversas sobre renovação ainda não foram iniciadas. É certo que nenhuma decisão será tomada antes do meio do próximo ano.