O futebol pode ainda não ser o esporte mais popular dos Estados Unidos, mas já passa longe de ser ignorado. Em 2011, a liga nacional da modalidade (MLS) foi a terceira em audiência televisiva no país, perdendo apenas para as competições nacionais de futebol americano (NFL) e beisebol (MLB). O esporte mais popular do planeta já havia superado o torneio de hóquei no gelo (NHL), e neste ano bateu em popularidade o basquete (NBA).
Em 2011, segundo a “Examiner”, a média de audiência por jogo da MLS nos Estados Unidos subiu de 16.675 para 17.870 espectadores. A NBA teve média de 17.319, e a NHL conseguiu 17.126 televisores ligados por jogo.
O curioso é que nem uma ascensão da NBA impediu a liga de ser ultrapassada pela MLS. Depois de dois anos com registro de queda de audiência, o basquete dos Estados Unidos teve em 2011 um número de espectadores 1% superior à temporada anterior.
O crescimento, contudo, não foi páreo para a MLS, que tem parcerias de mídia com Fox e ESPN nos Estados Unidos.
O resultado é reflexo de um projeto da MLS para popularizar nacionalmente a liga. Atualmente, o futebol é o campeonato com maior diversidade étnica nos Estados Unidos, com 184 jogadores estrangeiros de 57 países diferentes.
Além disso, a MLS tem incrementado investimentos em transmissões. E tem atraído mais jogadores populares, como o meia inglês David Beckham e o atacante francês Thierry Henry.