A Portuguesa tem novo cotista máster para as próximas temporadas. A Irwin, fabricante de ferramentas manuais e acessórios para construção civil, irá patrocinar o clube paulista entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. A marca será inserida no peito da camisa, e o banco Banif, atual dono da propriedade, será deslocado para as costas.
O valor específico desse patrocínio não foi revelado, mas a expectativa é arrecadar R$ 500 mil mensais com todo o uniforme, segundo revelou Manuel da Lupa, presidente do clube, à Máquina do Esporte. “Ainda não chegamos a esse número, mas estamos próximos”, afirma. O dirigente está animado com o impacto do retorno à Série A.
A entrada da Irwin na elite do futebol brasileiro já era prevista, segundo antecipou a Máquina do Esporte em outubro passado. A empresa, apoiadora do esporte nos Estados Unidos, contratou a Wolff Sports para montar o plano de investimentos a serem feitos no Brasil. Procurada pela reportagem, a agência preferiu não comentar o caso.
Essa será a segunda troca relevante entre os patrocinadores da Portuguesa desta temporada para as próximas. A Penalty, atual fornecedora de materiais esportivos, deixará de ocupar a função e dará lugar à Lupo. Assim como a Irwin, o tempo de duração do contrato com a nova parceira também tem mais de um ano, de 2012 a 2014.
O deslocamento do Banif para as costas, por fim, também era aguardado. O banco português já havia sinalizado à cúpula da equipe que resignaria da cota máster caso surgisse alguma proposta. O presidente do Banif no Brasil, Júlio Rodrigues, inclusive, participa da gestão da Portuguesa, mais próximo ao futebol do que ao marketing.