A Major League Soccer (MLS) cresceu em diversos aspectos com a chegada de Lionel Messi. Na primeira temporada regular completa do craque argentino, a liga divulgou recordes de patrocínio, público, impacto digital e varejo.
No campo dos negócios, a chegada de Messi potencializou o interesse comercial das marcas pela liga. Considerando-se MLS e Soccer United Marketing (SUM), seu braço comercial, a organização obteve 18 novos parceiros.
O aumento no número de acordos gerou um crescimento de 13% nas receitas provenientes de patrocínios em comparação a 2023, novamente considerando-se MLS e SUM. As 29 franquias da liga também apresentaram um aumento de 13% no quesito.
A liga ainda obteve crescimento no varejo. O período de lançamento das camisas dos clubes para a temporada 2024 estabeleceu novos recordes de unidades vendidas e receitas geradas, superando as marcas de 2023.
Público
A temporada regular da MLS terminou no último sábado (19) e estabeleceu o novo recorde de público da liga: 11.454.205 pessoas. O número representa um crescimento de 5% em relação a 2023 e 14% em comparação ao ano anterior.
A média de público também foi a mais alta registrada pela MLS, de 23.234 torcedores por partida. Dos 29 clubes que disputam a liga, 10 estabeleceram um novo recorde ou empataram seu maior registro nesse quesito.
As vendas de ingressos aumentaram 12% em relação a 2023, e 213 jogos tiveram bilhetes esgotados. A competição teve duas partidas com mais de 70 mil torcedores, sete com mais de 60 mil, nove com mais de 50 mil e 29 com mais de 40 mil. A ocupação dos estádios atingiu 94%, outra alta histórica da liga.
Considerando-se o público da temporada regular e dos playoffs (que tiveram início nesta terça-feira (22)), a expectativa é de que a MLS encerre o ano entre as três primeiras ligas do mundo em público, ao lado de Premier League (Inglaterra) e Bundesliga (Alemanha).
Digital
O impacto digital da MLS também foi ampliado ao longo da temporada. O aumento de seguidores do torneio de futebol foi superior ao de todas as outras ligas norte-americanas, como NFL, NBA e MLB, no TikTok, Instagram e YouTube.
No TikTok, a MLS obteve um crescimento de 26% no número de seguidores desde o início de 2024. Na plataforma, a organização supera todas as outras ligas norte-americanas na parcela de fãs internacionais que acompanham seu perfil.
No YouTube, a quantidade de inscritos da liga cresceu 21%. As visualizações dos clubes na plataforma de vídeos aumentaram 150%.
O Instagram, por sua vez, gerou o menor crescimento entre as três redes, de 10%. Ainda assim, a quantidade de impressões geradas pelas equipes foi 33% maior em 2024.
O Inter Miami se destaca entre os 29 clubes da liga. A equipe de Lionel Messi é a mais seguida no TikTok e a terceira mais seguida no Instagram, com 9,4 milhões e 17,2 milhões de seguidores, respectivamente.