O Corinthians venceu o Campeonato Brasileiro pela quinta vez e lançou, ainda em período de pré-venda, camiseta alusiva à conquista. Mas os resultados positivos no varejo já vinham sendo registrados antes de a equipe empatar com o Palmeiras no último fim de semana. Apenas entre sábado e domingo, foram 40 mil confecções vendidas.
Os números são fornecidos pela Francap, empresa que opera as lojas “Poderoso Timão”, em parceria com a SPR Franquias. A probabilidade de título havia empolgado torcedores corintianos, e as vendas subiram no último fim de semana. O desempenho seria ainda melhor, caso parte das lojas não tivesse fechado durante a partida.
A semana que antecedeu a decisão do torneio e se encerrou em 1º de dezembro, por outro “ngulo, obteve alta de 40% em número de unidades comercializadas em comparação ao mesmo período de 2010. A fase da equipe no ano anterior tampouco era menos positiva, pois o Corinthians ainda tentava chegar ao título nacional.
Esse crescimento da procura por confecções alusivas ao clube alvinegro não coincide apenas com a chegada de novo troféu. A performance das franquias também é impulsionada pela proximidade com o Natal, período que naturalmente alavanca as vendas no varejo. E os maiores frutos dessa combinação ainda estão por vir.
Para a camiseta produzida especialmente para comemorar o pentacampeonato nacional, as empresas estimam pelo menos 50 mil unidades vendidas neste mês. “Entre nossos franqueados, já há mais de cinco mil peças reservadas, sem contar com a internet”, revela André Giglio, sócio-diretor da Francap, à Máquina do Esporte.
Diante da demanda pelas confecções, Giglio conta que está “espremendo” fornecedores para que os lotes de camisetas sejam entregues a todas as franquias antes do próximo sábado. A Nike, fornecedora de materiais esportivos do Corinthians, segundo informou a assessoria de imprensa dela, não fará nenhuma peça comemorativa.