As futuras campanhas publicitárias do Uniceub/BRB/Brasília serão alinhadas às características de certos jogadores do time de basquete, um movimento inédito na modalidade no Brasil. As imagens de Guilherme Giovannoni, Alex e Nezinho serão trabalhadas pelo marketing de acordo com valores ligados ao estilo de jogo de cada um deles.
A Alex, foi designada a “força” como um valor a ser destacado. Pelo papel que ele desempenha no time, com forte presença na defesa, área na qual é necessário vigor físico e impulsão para frear adversários, esse foi o ponto escolhido pela Uniceub, responsável por gerir a equipe de Brasília, para ser explorado na publicidade.
Nezinho, por sua vez, terá a “raça” ressaltada. O jogador é famoso nas quadras brasileiras por ser ativo, passional, torcedor, como fora dos ginásios, quando deixa de ser um jogador de basquete para torcer para o Corinthians. A ginga necessária para a posição que ele atua, como armador, será usada pela direção do clube.
E Guilherme Giovannoni, por fim, irá representar o “equilíbrio”. Como o jogador, que voltou da Espanha após vários anos para jogar no Brasil, possui atributos balanceados tanto na defesa quanto no ataque, sendo responsável por cadenciar a partida nos momentos necessários, esse foi o mote encontrado para usar a imagem dele.
“Esses são atributos que queremos trabalhar bastante no sentido de vender também a imagem do time”, explica Rodrigo Costa, diretor de marketing da Uniceub. “Se pegarmos a campanha que fizemos para o vestibular, ela foi toda feita em cima do basquete e do Alex, em particular, e a questão da força já foi explorada”.
Na campanha citada pelo executivo, por exemplo, foram feitas sessões de fotos com lances de enterrada, nas quais a postura de “força” do atleta foi reforçada. Durante essa fase, foram usados motes como “Para decolar na carreira, acerte de primeira” e “O mercado de bandeja para você”, intimamente ligados ao basquete.