O Grupo SBF divulgou o balanço do 3º trimestre de 2024 com números bastante positivos. Dono da Centauro e da Fisia, que detém a operação da Nike no Brasil, a companhia teve um lucro líquido ajustado de R$ 112.371 milhões no período, o que representou um aumento de 103% em comparação ao mesmo período de 2023.
Nos últimos 12 meses, a empresa obteve um Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) de R$ 747,7 milhões. Houve um aumento de 34,5% em relação ao período anterior. Com isso, o lucro líquido ajustado nos últimos 12 meses ficou em R$ 388,4 milhões.
Os números positivos foram refletidos na redução do endividamento da companhia. No 3º trimestre deste ano, as dívidas somavam R$ 583,808 milhões. Assim, o endividamento líquido ajustado no comparativo com o Ebitda caiu para 0,56 vez, patamar mais seguro de alavancagem.
Houve uma redução significativa de 62,5% nesse quesito, gerando uma contínua desalavancagem. Como comparativo, no mesmo período de 2023, o endividamento era de R$ 1.557.953. À ocasião, a alavancagem estava em 1,87 vez.
Fisia
A Fisia alcançou receita líquida de R$ 971.569 no 3º trimestre. No comparativo com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 8,1%.
O lucro bruto ajustado ficou em R$ 439.449, com uma pequena retração de 0,5% sobre o mesmo período de 2023. A margem bruta, porém, cresceu, de 41,8% para 45,2% (alta de pouco mais de 3 pontos percentuais).
Houve uma redução de 26 dias nos estoques em relação ao 3º trimestre de 2023. As coleções antigas caíram em 8,6 pontos percentuais no comparativo com o 2º trimestre deste ano. Para o Grupo SBF, o resultado se deveu à mudança de estratégia no varejo, que passou a realizar mais cobrança de preço cheio, reduzindo descontos.
Centauro
A Centauro, por sua vez, teve alta de 1,3% na receita líquida no trimestre, atingindo R$ 894.361.000. O lucro bruto ajustado teve expansão de 8,4%, chegando a R$ 450.568.000.
Assim como a Fisia, a Centauro também experimentou um aumento na margem bruta no último trimestre, de 47,1% para 50,4% (3,3 pontos percentuais).
Uma estratégia do Grupo SBF ao longo do trimestre foi dar início ao circuito de corridas de rua Centauro Desbrava. As provas têm organização da X3M, outra empresa do conglomerado, com parceria com shoppings centers em que a Centauro possui unidades e em cidades em que há poucos eventos semelhantes.
As corridas contam com um kit da Nike, em mais uma estratégia do Grupo SBF de utilização de suas marcas na tentativa de promover um ganha-ganha na companhia. Até o momento, foram seis etapas, com 11 mil inscritos.
Ainda neste ano, haverá mais quatro provas. Para o ano que vem, o evento deve crescer. A Centauro já possui mais de 20 locais mapeados para a realização de corridas do circuito.