O Itabom/Bauru, cuja cidade natal será sede da Liga das Américas em 2012, campeonato de clubes do continente americano organizado pela Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) desde 2007, planeja captar novos aportes para a disputa do torneio. O plano é abrir novas cotas, exclusivas para a ocasião, para alavancar as receitas.
“Como não estava nos contratos que assinamos, e como só podemos ter três patrocínios em camisa, queremos oferecer esse produto mediante cotas pré-estabelecidas e ver entre os parceiros quem tem interesse. Caso nenhum tenha, vamos atrás de outras empresas”, explica Juliana Poli, diretora de marketing do clube e da Itabom.
As cotas serão estabelecidas até o fim desta semana, com uma prévia mais clara de qual deverá ser a visibilidade gerada pelo campeonato, as contrapartidas para o investimento. A partir disso, os atuais patrocinadores começarão a ser procurados para eventual aporte adicional. “Estamos costurando todo o negócio”, diz Juliana.
Ao participar de um torneio continental, a principal vantagem para a direção do Bauru é poder procurar empresas com atuação nas mesmas proporções. A Claro, por exemplo, é uma das companhias que já é patrocinadora do clube paulista e será priorizada, sobretudo pelo fato de estar presente em vários mercados da América.
A equipe conquistou o direito de jogar a Liga das Américas no Novo Basquete Brasil (NBB) 2010/2011. Ao garantir a quinta colocação, o Bauru preenche a terceira vaga brasileira para a competição. As outras duas foram ocupadas por Uniceub/BRB/Brasília e Vivo/Franca, campeão e vice-campeão daquela temporada, respectivamente.