O Santos fez a sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa na última quarta-feira e levantou a audiência das manhãs da Rede Globo. Com o direito para a televisão aberta, a emissora conseguiu 17 pontos de média com a vitória de Neymar e Cia, com partida que teve início às 8h30.
O Ibope obtido pela Globo foi maior até do que os apresentados por algumas partidas do Campeonato Brasileiro em horário mais acessível, na tarde de domingo. Grêmio x Palmeiras, pelo segundo turno, foi um exemplo. Às 17 horas de um fim de semana, a partida teve apenas 15 pontos de média.
Nem mesmo a seleção brasileira chamou tanta a atenção em uma manhã. Neste ano, a equipe nacional enfrentou a Escócia em um amistoso transmitido pela Globo às 10 horas de um domingo. Na ocasião, a emissora ficou com 16 pontos de média.
Para o horário, a partida teve audiência acima do costume. No dia anterior, o programa da Ana Maria Braga, Mais Você, teve média de 6,2 pontos de audiência. Durante a partida santista, o Fala Brasil da Record ficou em segundo, com 5,3 pontos. No segundo tempo, o SBT assumiu a vice-liderança, e o Bom Dia e Cia ficou com 5,8 pontos.
Ainda que tenha tido sucesso em São Paulo, a Globo foi criticada em outros Estados. Por meio de redes sociais, torcedores criticaram a emissora, que optou por não transmitir a estreia brasileira no torneio para outros centros. Para fora da região paulista, o programa Mais Você foi exibido, e coube à apresentadora Ana Maria Braga anunciar os gols.
A insatisfação dos torcedores, no entanto, não deverá acontecer no próximo domingo. A Globo já escalou a partida decisiva entre Santos e Barcelona para a sua programação nacional.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.