A Nike pode não ser a única parceira escolhida pelo comitê organizador local dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Segundo o site “Meio & Mensagem”, o evento também definiu o patrocinador no segmento automotivo, cota que será da Nissan.
Até o momento, nenhuma das negociações foi confirmada oficialmente. Também não existe uma data estipulada para o comitê encerrar as licitações nos dois grupos (material esportivo e montadoras).
Apenas quatro cotas de patrocínios locais foram vendidas até agora. A organização do Rio-2016 fechou com Bradesco (banco), Bradesco Seguros (seguradora), Embratel (telefonia) e Claro (telefonia móvel).
Essa divisão em várias categorias é uma das grandes apostas do projeto comercial olímpico. O evento prioriza conceitos como exclusividade para ações de marketing – ao contrário da Copa do Mundo de futebol, por exemplo, os Jogos restringem exposição de marcas no interior das arenas.
Com as quatro primeiras cotas, o comitê organizador local do Rio-2016 já assegurou mais de US$ 700 milhões. A expectativa é que o patrocínio do segmento automotivo acrescente ao menos US$ 150 milhões nessa lista.