A abertura do Mundial de Ralis (WRC, na sigla em inglês) de 2012 em Monte Carlo tem transmissão via televisão e internet, a ser provida pela Eurosport, cuja tarefa será desempenhada em momento turbulento na modalidade.
O negócio acontece ao mesmo tempo que o torneio carece de suporte para a promoção. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou na última semana que o contrato mantido com a North One Sport, até então responsável pela função, foi rompido.
Segundo a entidade, a companhia “falhou ao não cumprir com obrigações contratuais”, em problema causado a dez dias da primeira corrida da temporada. A North One Sport, pertencente à Convers Sports Initiatives, havia sido contratada em novembro passado.
Da Eurosport, agora, espera-se tanto a promoção do evento quanto a venda dos direitos de transmissão, após acordo de três anos ter sido assinado. De qualquer modo, para a primeira prova do ano, um negócio individual, voltado apenas para ela, teve de ser fechado com a nova parceira.
O rali de Monte Carlo, existente desde 1911, esteve fora do calendário mundial desde 2008, mas voltou a ser considerada em 2012. A realização acontece desde a última terça-feira (17) e terá termino em 22 de janeiro. São 1,7 quilômetros percorridos entre Valence, na França, e a capital de Mônaco, que dá nome à competição.