O DAZN adquiriu a empresa australiana de TV por assinatura Foxtel da News Corp e da Telstra em um acordo no valor de US$ 2,2 bilhões.
Pelos termos do contrato, a News Corp, empresa do magnata das comunicações Rupert Murdoch, irá deter uma participação de 6% no DAZN e um assento em seu Conselho de Administração. Já a Telstra receberá uma participação de 3% na plataforma de streaming após vender sua participação minoritária de 35% na Foxtel.
O acordo também fará com que a Foxtel pague empréstimos pendentes de acionistas de US$ 361 milhões à News Corp e US$ 80 milhões à própria Telstra. A dívida atual da empresa será refinanciada no fechamento após o negócio.
A News Corp disse, em comunicado, que a avaliação de US$ 2,2 bilhões da Foxtel corresponde a sete vezes o valor de seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2024.
A transação deve ser concluída no segundo semestre do ano fiscal de 2025, sujeita a aprovações regulatórias e outras condições de fechamento, após o que o atual CEO da Foxtel, Patrick Delaney, continuará a liderar a empresa.
Negociações
A News Corp confirmou pela primeira vez que estava estudando propostas de venda da Foxtel em agosto, antes que o DAZN surgisse como potencial pretendente ao negócio, em novembro.
Fundada em 1995, a Foxtel opera canais a cabo como Fox Sports (já extinto no Brasil). Nos últimos anos, lançou as plataformas de streaming Kayo, Binge e Hubbl em um esforço para afastar a concorrência por assinantes de serviços mais acessíveis como a Netflix. No final de junho, a empresa ostentava 4,7 milhões de assinantes em suas plataformas.
“A Foxtel se transformou em uma líder digital e de streaming na Austrália, e acreditamos que a DAZN é a proprietária certa para levar o negócio ao próximo nível com suas capacidades tecnológicas, presença global e direitos esportivos atraentes”, afirma Robert Thomson, CEO da News Corp.
“Estamos orgulhosos de ser um parceiro de longo prazo da DAZN e de sua talentosa equipe”
Robert Thomson, CEO da News Corp
Portfólio
O DAZN, do bilionário ucraniano Len Blavatnik e sediada em Londres, já oferece alguns esportes na Austrália em sua plataforma global, como NFL e boxe.
No entanto, a aquisição da Foxtel fará com que ela assuma alguns contratos esportivos importantes no mercado, incluindo direitos nacionais para a Liga Australiana de Futebol (AFL) e a Liga Nacional de Rugby (NRL), essa última com renovação prevista para 2027.
O portfólio de direitos esportivos da Foxtel também inclui cobertura do críquete nacional e internacional jogado na Austrália, bem como Fórmula 1 , PGA Tour e os quatro principais torneios do calendário do golfe.
“Os australianos assistem mais esportes do que qualquer país no mundo, o que torna este acordo uma oportunidade empolgante para o DAZN entrar em um mercado-chave, marcando outro passo em nossa estratégia de longo prazo para nos tornarmos o lar global do esporte”,
Shay Segev, CEO do DAZN
Segundo Shay Segev, CEO do DAZN, a empresa irá usar seu alcance global para amplificar o acesso do público aos esportes mais populares da Austrália. Outra ideia é a promoção do esporte feminino e de modalidadews menos populares.
“A Foxtel é uma empresa de sucesso que passou por transformação digital nos últimos anos. Estamos confiantes de que nosso alcance global continuarão a impulsionar o negócio e garantir o sucesso a longo prazo”, afirma Shay Segev, CEO do DAZN.
“Estamos comprometidos em apoiar e investir nos serviços de televisão e streaming da Foxtel, tanto em esportes quanto em entretenimento, usando nossa tecnologia para melhorar ainda mais a experiência de visualização dos clientes”, acrescentou.
Negócios
A aquisição da Foxtel pelo DAZN marca o mais recente movimento da empresa do streaming em seu esforço para se estabelecer como oum dos principais players de esportes ao vivo no mundo.
O DAZN lançou uma plataforma global em 2020, com presença local em mercados importantes como Itália, Alemanha e Japão, locais em que garantiu direitos esportivos domésticos em um esforço para atrair assinantes.
A aquisição da Foxtel se encaixa nessa estratégia, dado que poucas ligas são mais populares na Austrália do que AFL e NRL, além o críquete também atrair bastante atenção.
Na Austrália, o DAZN atinge um mercado de streaming relativamente maduro, onde os fãs também têm acesso a esportes ao vivo em plataformas como Optus Sport, Stan Sport, plataforma da Nine Digital, além da norte-americana Paramount+.
Enquanto isso, também se espera que a presença global da DAZN possa ajudar a aumentar o público internacional da AFL e da NRL, que historicamente têm enfrentado desafios para atrair fãs de fora da Austrália.