O marketing do Paraná irá aproveitar o retorno de Ricardinho ao clube. Apresentado como técnico nesta sexta-feira, o clube afirmou que já tem um plano para o agora ex-jogador. A ideia é conseguir a adesão de novos sócios, além de associar o jogador à nova diretoria do clube, que quer dar credibilidade pública à gestão do presidente Rubens Bohlen.
Antes da confirmação de Ricardinho como técnico, a diretoria de marketing do Paraná já tinha um plano para o então atleta. A ideia era tê-lo como jogador, para que encerrasse a carreira no clube. No entanto, ele preferiu aceitar o projeto como treinador. Para o marketing paranaense, a estratégia permaneceu a mesma.
Ricardinho surgiu no futebol atuando pelo Paraná e, por isso, há identificação entre clube e treinador. Como jogador, foi três vezes campeão brasileiro e esteve na seleção brasileira que venceu a Copa do Mundo de 2002.
Com isso, Ricardinho deverá ser o rosto da campanha do Paraná para o Sempre Torcedor, programa de sócio-torcedor do clube paranaense. A estratégia foi adotada recentemente por Grêmio e Internacional, que contrataram Renato Gaúcho e Falcão respectivamente para serem técnicos das equipes.
No caso do Paraná, a contratação de Ricardinho também tem um aspecto político. No fim de 2011, um grupo da gestão de Aramis Tissot resolveu se unir para criar uma chapa para a eleição, que não se posicionaria como situação e teria como foco impor profissionalismo na política do clube.
O grupo, liderado por Rubens Bohlen, venceu as eleições do Paraná. Para a nova gestão, a vinda de Ricardinho é também uma forma de apontar publicamente por mudanças dentro do clube.