A Uefa divulgou nesta quarta-feira um dado extremamente alarmante para os times de futebol da Europa. A entidade revelou resultados de um estudo com 665 clubes de primeira divisão do Velho Continente, e o grupo teve déficit total de 1,6 bilhão de euros no ano fiscal de 2010.
No período, 56% das equipes pesquisadas tiveram prejuízo. O déficit anual dessas equipes subiu 36% em comparação com a temporada 2009, e o grupo já acumula um prejuízo de 8,3 bilhões de euros.
“Este é o último alerta”, resumiu Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa, em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira.
Segundo o dirigente, os próximos resultados devem ser diferentes porque as equipes começarão a se adaptar aos conceitos de fair play financeiro. “As regras se tornarão obrigatórias a partir da temporada 2013∕2014”, lembrou Infantino.
O que é mais preocupante no relatório da Uefa é que o déficit tem relação direta com os custos. Afinal, os clubes também tiveram incremento de 6,6% nas receitas durante o ano fiscal de 2010.
“Eu comparo a situação do futebol europeu à realidade econômica de países como Itália, Espanha e Grécia. O primeiro movimento precisa ser cortar custos e aumentar o faturamento. Isso é importante”, disse Ernesto Paolillo, diretor-executivo da Inter de Milão, à “Business Week”.