O Rio Open confirmou nesta sexta-feira (17) a participação de João Fonseca na edição de 2025. O jovem tenista carioca, tido como um dos principais prospectos brasileiros no esporte, estará na chave principal do torneio, que será disputado entre os dias 15 e 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).
João Fonseca ganhou grande destaque na última semana por conta de sua participação no Australian Open. Na terça-feira (14), o brasileiro estreou no Grand Slam e venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo. Na segunda rodada, disputada na quinta-feira (16), o jovem foi eliminado pelo italiano Lorenzo Sonego.
O Rio Open faz parte da história profissional de João. Em 2022, o tenista recebeu um convite e disputou sua primeira chave principal em torneios ATP. Dois anos depois, voltou à competição e venceu seu primeiro jogo em chave principal no tour.
“Estou muito feliz em receber esse convite. É um torneio muito especial para mim, poder jogar em casa e com a torcida brasileira me apoiando é um dos momentos mais importantes da minha temporada”, disse João Fonseca.
“Foi no Rio Open onde tive o meu primeiro contato com o tênis como fã e também como tenista, e a experiência no ano passado foi simplesmente inesquecível”, completou.
João Fonseca se junta aos já confirmados Alexander Zverev, Holger Rune e Lorenzo Musetti, além de João Lucas Reis no qualifying, na edição de 2025 do Rio Open apresentado pela Claro.
“Sempre sonhamos que o nosso evento servisse de inspiração para que novos meninos e meninas ingressassem no tênis e o João representa essa geração Rio Open. Ele está com a gente desde 2014 e a experiência vivida em cada edição contribuiu para que ele se mantivesse e crescesse no nosso esporte”, exaltou Luiz Carvalho, diretor do Rio Open
“Existe uma expectativa enorme de até onde ele pode chegar e estamos ansiosos para essa primeira participação do João no Brasil desde essa explosão e que o Rio Open siga servindo para consolidar a carreira dele assim como aconteceu com outras jovens promessas, com Casper Ruud, Felix Auger Aliassime e Carlos Alcaraz”, concluiu o executivo.
O Rio Open 2025 tem o patrocínio máster da Claro, além de parcerias com Santander, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich.
Também conta com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede D’or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum e Grey Goose.