O estádio do Pacaembu, agora renomeado de Mercado Livre Arena Pacaembu graças à venda dos naming rights do espaço, reabrirá oficialmente neste sábado (25), no aniversário da cidade de São Paulo (SP), para São Paulo x Corinthians, que duelarão pela final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a partir das 10h (horário de Brasília).
Como mandante do jogo, a torcida do Tricolor terá direito a 100% dos assentos da partida, já que em São Paulo vigora o regime de torcida única em clássicos. Os ingressos foram esgotados.
Foram quatro anos de obras no Complexo do Pacaembu, com seguidos atrasos da concessionária Allegra Pacaembu, que ganhou a concessão de uso do espaço pelo período de 35 anos. A reinauguração chegou a ser marcada para a final da Copinha do ano passado, o que acabou não acontecendo.
Em dezembro, houve um evento-teste no local, mas que teve que ser interrompido por causa de um temporal. A final feminina da Taça das Favelas foi paralisada no intervalo do jogo devido ao alagamento do estádio. Nesta sexta-feira (24), a capital paulista voltou a apresentar chuva forte. No entanto, dessa vez, o evento foi mantido.
Estrutura
Segundo a concessionária, além do campo, o complexo oferecerá, em breve, estrutura para treinos e atividades esportivas. Sem necessidade das antigas carteirinhas, a população poderá usar um ginásio poliesportivo, duas quadras de tênis e pista de caminhada.
Outra atração é uma pista de atletismo, que poderá ser reservada para uso por meio do aplicativo Mercado Livre Arena Pacaembu, assim como era na época em que o espaço estava sob gestão municipal.
De acordo com a concessionária, a piscina olímpica (50 metros) permanecerá gratuita para uso, com aquecimento adequado.
“Queremos reimaginar o espaço para que esporte, lazer e tecnologia convivam harmoniosamente”, afirmou Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, que obteve em 2019 o termo de concessão do espaço até então administrado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo.
Acessibilidade e sustentabilidade
A gestora do espaço demoliu o antigo tobogã, mudança na paisagem que foi elogiada por uns e criticada por outros. Segundo a concessionária, o espaço agora tem 100% de acessibilidade, com elevadores, rampas e corredores amplos.
O novo projeto utilizou materiais de baixo impacto ambiental e substituiu o gramado natural pelo sintético, o que fez reduzir o consumo de água.
Negócios
Pelo contrato, a Allegra Pacaembu fará investimentos de R$ 800 milhões, que agregaram 45 mil metros quadrados ao projeto, graças às escavações e corredores em áreas subterrâneas.
Atrás do Gol Sul, há um edifício para eventos, com o Mercado Pago Hall (centro de convenções para 8 mil pessoas), construído abaixo do nível do gramado.
Nesta sexta-feira (24), a Confut Sudamericana, feira da indústria do esporte, foi um dos primeiros eventos a anunciar que utilizará a nova estrutura do Pacaembu. O congresso está marcado para o período entre 26 e 28 de agosto. Segundo os organizadores, haverá 115 estandes, 13 salas de reuniões, 5 espaços de mídia e 4 lounges.
Outro item do projeto, que é um hotel com 87 quartos, ainda não foi finalizado. O espaço já teve os naming rights adquiridos pela Universal Music. A previsão é de que essa obra termine no início de 2026. A ideia é que o local possa hospedar times em pré-temporada.
Haverá também um centro de reabilitação esportiva que será gerido pelo Hospital Albert Einstein, além de restaurantes e outros serviços. Essa estrutura também ainda está em construção.