A cidade de Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro, manterá o status de “capital nacional do surfe” em 2025. Isso porque a prefeitura do município e a World Surf League (WSL) acertaram a renovação das três etapas do circuito que são disputadas por lá: Qualifying Series (abril), Championship Tour (junho) e Challenger Series (outubro).
Com as renovações, Saquarema seguirá como a única cidade do mundo a sediar três etapas, uma de cada nível da WSL. Em 2024, apenas no Championship Tour (CT), a mais conhecida e mais importante, o impacto econômico foi de R$ 159 milhões, segundo um estudo promovido pela EY. O campeonato recebeu cerca de 350 mil pessoas entre os dias 22 e 30 de junho do ano passado, ocupou 100% da rede hoteleira da cidade e aumentou o gasto médio de cada comprador com mais opções de entretenimento e lojas.
“O surfe é mais do que um esporte. Ele impulsiona nossa economia, gera empregos e coloca Saquarema no radar mundial. Cada etapa traz uma oportunidade única para fortalecer nossa cidade, tanto na economia quanto na cultura. É uma oportunidade de atrair milhares de turistas, ocupar 100% da rede hoteleira e movimentar o comércio local”, afirmou Lucimar Vidal, prefeita de Saquarema.
“A cidade tem ondas consistentes que, quando se juntam a uma estrutura de qualidade aliada a um serviço de hotelaria completo e uma enorme variedade de restaurantes, tornam o local o cenário ideal para a realização de uma competição. Além disso, a paixão da comunidade, que prestigia os eventos e faz com que os turistas se sintam em casa, é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento da modalidade, regional e nacionalmente. Não à toa Saquarema é o único local do mundo a receber três eventos organizados pela WSL”, exaltou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
Vale lembrar que a cidade iniciou sua trajetória como palco do surfe mundial nos anos 1990, quando recebeu alguns campeonatos. Em 2017, passou a sediar as principais competições e, em 2022, tornou-se a única cidade no mundo a contar com as três etapas do circuito no calendário.