O Liverpool teve prejuízo na temporada 2023/2024. O clube inglês divulgou o relatório financeiro do período e, mesmo com crescimento de receitas, apresentou perda de £ 57 milhões.
A equipe da Premier League registrou £ 614 milhões em receitas, um aumento de £ 20 milhões em comparação com a temporada anterior. O segmento comercial cresceu £ 36 milhões, principalmente por conta de novas parcerias e do aumento no varejo, e foi responsável por £ 308 milhões.
As receitas de matchday foram de £ 102 milhões, um crescimento de £ 22 milhões, motivado pelo aumento na capacidade de Anfield. O estádio contou com a adição de 7 mil lugares.
A ausência na Champions League, porém, pesou nas finanças. O clube teve uma queda de £ 38 milhões nas receitas de mídia, para £ 204 milhões, por ter disputado a Europa League. O resultado, ainda assim, foi parcialmente compensado pelo desempenho na Premier League.
Além disso, o Liverpool teve gastos administrativos de £ 38 milhões, chegando a £ 600 milhões. O relatório aponta que os salários e custos indiretos em todo o clube foram os principais responsáveis pela mudança.
“Operar um clube financeiramente sustentável continua sendo nossa prioridade e, com o aumento contínuo dos custos, é essencial aumentar os fluxos de renda ano após ano para manter a estabilidade financeira”, disse Jenny Beacham, diretora financeira do Liverpool.
“O sucesso das nossas operações comerciais, junto à abertura do novo Anfield Road Stand, aumentou nossas receitas durante este período de relatório, o que demonstra nosso desejo de continuar a competir nos mais altos níveis do futebol nos jogos masculino e feminino”, acrescentou.
Digital e social
No ambiente digital, o Liverpool apresentou crescimento. O clube se tornou o mais engajado da Premier League, com 1,5 bilhão de engajamentos em suas redes sociais, em que passou a contar com 37 milhões de novos seguidores.
A LFC Foundation, fundação de caridade do Liverpool, relatou ter apoiado mais de 127 mil pessoas e contribuído com mais de £ 13 milhões em benefícios adicionais para a comunidade da cidade.
“Também levamos nossas responsabilidades sociais a sério, usando nosso apelo global para aumentar nosso impacto na comunidade e esforços de sustentabilidade, nos quais estamos liderando o caminho em toda a indústria do futebol”, exaltou Jenny Beacham.