O Botafogo iniciou nesta semana nova campanha para aumentar a quantidade de associados do “Sou Botafogo”, programa de sócios-torcedores. Depois de ter chegado a 12,5 mil adimplentes no fim do ano passado, esse número está hoje em aproximados oito mil filiados com mensalidades em dia. A meta, até o fim desta temporada, é chegar aos 20 mil.
“A grande novidade não é nem a ativação do projeto, mas a gestão dele”, afirma Marcelo Guimarães, diretor de marketing alvinegro, em referência substituição da Outplan pela Novo Traço na operação do programa. Com a nova parceira, o clube ganhou musculatura para ampliar a base de associados a um patamar que a parceira anterior não conseguia.
“Eles tinham deficiências primárias relacionadas a cumprir compromissos básicos. Não havia nada de errado com o programa, porque o produto foi aperfeiçoado, mas com a gestão. Agora temos uma plataforma mais parruda para dar um salto quantitativo e terminar nossa gestão com 40 mil”, explica o dirigente botafoguense.
A queda no número de associados adimplentes nestes primeiros meses do ano é natural. Em outros times de futebol da primeira divisão nacional, como no caso do Coritiba, também há relatos de que sócios-torcedores costumam “esquecer” do pagamento das mensalidades no início da temporada, desestimulados pela escassez de decisões, entre outros fatores.
O Botafogo alterou a gestora do programa de filiação em novembro do ano passado. À época, ao terminar o contrato com a Novo Traço, foi feito uma espécie de concorrência entre a parceira anterior e a Outplan, pertencente à Geo Eventos, joint-venture entre Rede Globo e Grupo RBS, que acabou vencedora. A empresa também gere o acesso ao Engenhão.