A Volkswagen apresentou nesta sexta-feira, em evento na Vila Belmiro, na Baixada Santista, o patrocínio a Neymar, fechado no início desta semana. Em vez de uma simples coletiva para a imprensa, entretanto, a companhia alemã decidiu unir a iniciativa a um encontro de todos os executivos da empresa no país, em uma espécie de Jogos Olímpicos de cunho motivacional que acontece duas ou três vezes por ano.
“Nós reunimos todos os executivos da companhia para fazer alinhamento de informações, abertura de resultados, planejamento, para que todo mundo fique com o mesmo nível de informação. Hoje, pela manhã, falamos de resultados, e logo depois temos essa atividade motivacional que envolve todos os executivos, jogos de futebol para eles”, resume Herlander Zola, gerente de marketing da companhia.
O jogo entre funcionários da Volkswagen, muitos deles claramente fora de forma física, aconteceu no gramado principal da Vila Belmiro, com direito a torcida, árbitros oficiais, telão ligado com transmissão em tempo real e reprises dos melhores lances e goleiros profissionais, oriundos da categoria de base do Santos. Velloso e Sérgio, ambos ex-goleiros palmeirenses, participaram do evento ao defender pênaltis.
Antes do jogo, os aproximadamente 400 executivos acompanharam à chegada de Neymar, que brincou, autografou bolas e as chutou para os convidados e respondeu perguntas dos jornalistas. “Ele precisa jogar bastante para fazer os seis milhões de gols que nós já fizemos”, disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil, em português, porém com forte sotaque alemão.